domingo, 17 de julho de 2011

Gilberto Gil fala de seu primeiro contato com Codó


(Gilberto Gil se referindo à época que ele tinha entre 18 e 19 anos de idade, na Bahia):

Tínhamos um conjunto chamado desafinado (por causa da música desafinado).

Tínhamos um vibrafone nesse conjunto onde revezávamos, eu e o Éverton, um outro menino que também tocava acordeom, tocava mais que eu inclusive, era mais modernizado. Então, ele tocava acordeom no conjunto, eu também tocava, e revezávamos no vibrafone. E aí foi exatamente quando esse mundo da harmonia moderna começou a penetrar.

Foi exatamente quando chega o João Gilberto realizando no violão tudo isso, condensando no violão todo esse mundo que a gente já começava a abordar através do acordeom. Foi aí que eu resolvi tocar violão, por causa do João, por causa do chega de saudade.

Pedi à minha mãe e ela mandou dinheiro para comprar um violão. Comprei pela manhã e, de tarde, peguei uma lancha para ir veranear em Salinas. Era época de férias já, e quem encontro na lancha? 
O Clodoaldo Brito, Codó, que me viu com aquele violão. 
Eu já conhecia o Codó da Rádio Sociedade da Bahia, sabia que era um grande violonista. Enfim, ele me pediu o violão e afinou. 
Codó foi a primeira pessoa a afinar meu violão! Logo o Codó para afinar pela primeira vez meu violão!

Junto com o violão eu tinha comprado o método do canhoto, então comecei a destrinchar aqueles primeiros acordes ali naquelas semanas de férias. Um mês e pouco depois, numa loja de música de Salvador, encontrei o método do Bandeirantes, e comecei a aprender com cifra, acordes cifrados.
Comecei a aprender inversões, as alterações e a perceber que aqueles acordes tinham a ver com o que eu ouvia no João Gilberto.

Gilberto Gil, 1992.

Trecho do livro “Songbook – Gilberto Gil”, produzido por Almir Chediak, editora Lumiar, 1992.

Fonte: http://books.google.com.br/books?id=vwHDvsVhZBAC&pg=PA19&lpg=PA19&dq=jo%C3%A3o+gilberto+cod%C3%B3&source=bl&ots=YmwotNdDlM&sig=fet82kUm6lCu3u2HMugm0PHkLJM&hl=pt-BR&ei=J7cjTqWhC8iDtgehrtWjAw&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=10&ved=0CFwQ6AEwCQ#v=onepage&q=jo%C3%A3o%20gilberto%20cod%C3%B3&f=false (em 18/07/2011)


Nenhum comentário:

Postar um comentário