domingo, 17 de julho de 2011

Alguns alunos de Codó... (por Spirito Santo)

Spirito Santo (músico, pesquisador e escritor).

... Este aprofundamento nascia, principalmente, do senso harmônico de Carlos Codó, herdeiro da erudição do violão de Codó pai, professor emérito, desde a Bahia, de muita gente boa, tal como João Gilberto, Caetano Veloso, Egberto Gismonti e Gilberto Gil (com quem o autor chegou a cruzar, entre uma aula e outra, na casa de Codó, no bairro do Estácio, no Rio).
...


Acerca da informação sobre os alunos notáveis do Codó, posso afirmar o que sempre ouvi no convívio com ele e a família. No caso do Gil eu assumo pessoalmente a informação porque cruzei mesmo com o Gil na casa do ‘véio’, ali no Estácio.

O filho do codó, meu principal informante, Carlos, cita várias visitas-aulas que presenciou das figuras citadas na casa de Codó. O mesmo Carlos assinala que o João Gilberto (segundo Carlos o aluno mais assíduo), num de seus surtos de solidão deixava na portaria do hotel a informação de que ‘só estaria para o Codó’. Pode até ter sido o João quem espalhou a fama de Codó como professor, influenciando seus ‘influenciados’.

A informação tem muita pertinência sim porque o Codó foi violonista contratado da Rádio Sociedade da Bahia, integrando uma banda da pesada (tocando guitarra, inclusive) com muita relação com a música americana, inclusive de jazz, sendo, por conta disto, um músico referência na cena musical de Salvador. Seria natural que músicos emergentes como os citados (os bahianos) se aproximassem de Codó para estudar.

Procure ouvir uma música do Codó chamada ‘Tim Dom Dom’ (gravada pelo ‘Brasil 63 ou 66′, grupo do Sergio Mendes), feita bem antes da Bossa Nova existir e me diga se ele não poderia ser mesmo ‘ O cara’ precursor do estilo violonístico da Bossa Nova.

Eu acho perfeitamente factível. valia até à pena pesquisar mais para fazer, quem sabe, uma biografia melhor deste grande – e importante- músico brasileiro.

Spirito Santo.
(Músico, pesquisador e escritor brasileiro)


Fonte: http://spiritosanto.wordpress.com/2009/10/04/grupo-vissungo-musica-preta-nos-anos-70/#comment-812  (em 18/07/2011)

Nenhum comentário:

Postar um comentário