domingo, 22 de maio de 2011

Lembranças de sua filha Mercês - “Na beira do Ribeirão”


Esses dias lembrei de uma música de papai, antiga.. dos tempos em que morávamos ainda em Cairu, na Bahia.

É uma composição de papai (Codó) com Jaime Cerqueira, ex. prefeito da cidade, e que morava em Salinas das Margaridas.

Jaime sempre chamava Codó pra tocar nas festas, nas serestas e eventos da cidade, e no embalo, também compunha com ele algumas canções.
 
“Na beira do Ribeirão” - Acho que o título é este. Esse “Ribeirão” era um rio muito conhecido na região, onde se pescava muito peixe de água doce.
 
É assim:
 
Fui fazer uma pescaria, na beira do ribeirão / pesquei muito jundiá, traíra e camarão.

A noite estava tão linda, o vento o barco soprando / faltou-me gás na carouxa e logo foi se apagando.

Ai meu Deus, que ao vento diga se vá, faltou-me gás na carouxa, como pescar Jundiá.

Graças a Deus, que grande satisfação / a noite ficou tão linda na beira do ribeirão.


Carouxa (candinheiro, fifó, lamparina grande movida à gás)

 Mercês M. Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário